50emais
Um artigo bem útil esse, publicado por O Globo, sobre acordar várias vezes durante a madrugada para fazer xixi. É preciso prestar atenção, porque o problema pode ser simples, como o fato da pessoa estar tomando muito líquido perto da hora de dormir, ou pode ser sinal de algo mais sério, que precisa ser investigado.
O artigo explica que “a principal causa da noctúria — vontade de urinar durante a noite — é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade.”
Também esclarece que, se levantar para ir ao banheiro até duas vezes, depois dos 65 anos, é considerado normal. Mais do que isso já deve preocupar.
Leia:
Todo mundo levanta às vezes para fazer xixi à noite, mas se isso se torna muito frequente, pode ser sinal de algum problema.
Tanto para homens quanto para mulheres com mais de 50 anos, ir ao banheiro uma vez por noite é normal. A partir dos 65 anos, duas vezes por noite também é comum.
Nos homens, o aumento da próstata ou (mais raramente) o câncer de próstata pode ser uma causa de idas mais frequentes.
A principal causa da noctúria— vontade de urinar durante a noite — é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade.
Leia também:Brasileira conta segredos dos que vivem mais de 100 anos, em cinco áreas do mundo
Mas a noctúria não pode ser atribuída só à idade ou próstata: padrões de sono perturbados e medicamentos, incluindo remédios para a pressão arterial, também podem ser uma causa.aaaaaaaaaa
A noctúria não é uma doença, mas sim pode ser um sinal de alerta indicando que a pessoa deve procurar ajuda médica. Muitas doenças podem estar por trás do problema: desde a obstrução da uretra, infecções urinárias até diabetes, insuficiência cardíaca, ansiedade, além das questões de próstata.
Também vale refletir se o estilo de vida está provocando isso. Tomar café e chá preto à noite, por exemplo. Isso porque a cafeína é um diurético, desencadeando uma necessidade de urinar frequente ou urgente.
Veja algumas sugestões para ir menos ao banheiro durante a noite:
Coma menos sal. Já foi demonstrado que reduzir a ingestão de sal em um quarto diminui pela metade as visitas noturnas ao banheiro, possivelmente porque muito sal significa que os rins produzem mais urina.
Leia também: Perto dos 80, Frei Betto garante: O segredo da felicidade está no desapego
Pare de ir ao banheiro “por precaução”: com o tempo, isso pode enfraquecer a bexiga, pois seus músculos não se esticam, então você precisará ir ainda mais.
Sente-se no banheiro em vez de ficar em pé se tiver próstata aumentada. Isso pode ajudar no fluxo de urina, possivelmente porque os músculos ao redor da bexiga estão mais relaxados.
Leia também: Não reclame, agradeça!