
50emais
Estudo recente da Universidade americana da Harvard, uma das mais respeitadas do mundo, comprova os muitos benefícios da ioga, não apenas para a saúde física, mas para a mental também.
Naqueles que praticam esses exercícios milenares, há, segundo esse estudo, uma melhoria considerável das atividades do cérebro, sobretudo na memória, na habilidade de ficar mais focado e nas atividades intelectuais.
Autores do estudo esclarecem que, quando os músculos são treinados, a ioga também tem o poder de “fortalecer” o cérebro. Ou seja, é uma atividade das mais recomendadas para pessoas que passaram dos 50 anos.
Portanto, se você está procurando uma maneira acessível e eficaz de tornar o seu cérebro mais forte e ativo, esta é uma ótima opção.
Leia o artigo completo de Donato Del Blanco, do jornal El Tiempo e traduzida pelo Globo:
Ioga, uma disciplina antiga, é reconhecida não apenas por seus benefícios físicos, mas também por seu impacto na saúde mental. Embora muitos o pratiquem para melhorar a flexibilidade e reduzir o estresse, pesquisas recentes da Universidade de Harvard revelaram que ela também tem efeito na melhoria da atividade cerebral, principalmente em áreas relacionadas à memória, atenção e habilidades cognitivas.
Se você está procurando uma maneira acessível e eficaz de fortalecer seu cérebro, esta é uma ótima opção. Do portal Harvard Health, eles esclareceram que, assim como quando os músculos são treinados, a ioga também tem o poder de “fortalecer” o cérebro.
De acordo com estudos de ressonância magnética , pessoas que praticam ioga regularmente têm córtex cerebral e hipocampo mais espessos em comparação àquelas que não praticam.
Veja também: Um pouco de ioga todo dia muda sua saúde
O córtex cerebral é responsável pelo processamento de informações, enquanto o hipocampo desempenha um papel na memória e no aprendizado. Com o tempo, essa atividade ajuda a neutralizar o declínio cognitivo relacionado à idade, o que pode reduzir a perda de memória e melhorar a capacidade de aprendizagem.
Impacto da ioga na memória e na atenção
Outra maneira pela qual influencia positivamente o cérebro é através da estimulação de áreas responsáveis pela memória e atenção. Um estudo indica que pessoas que praticam ioga regularmente têm melhor desempenho em tarefas que exigem concentração e processamento de informações.
Ao realizar movimentos fluidos e focar na respiração, você melhora a conectividade neural, o que otimiza o desempenho cognitivo. Em pessoas mais velhas, mostrou efeitos especialmente notáveis , pois ajuda a retardar a perda de volume em áreas essenciais do cérebro.
Essas mudanças também reforçam a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Enquanto isso, um dos benefícios mais imediatos e apreciados é sua capacidade de reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Ao envolver respiração profunda e meditação, ajuda a acalmar a mente, o que resulta em menor produção de cortisol , o hormônio do estresse.
Veja também: Como a prática do Tai Chi Chuan é benéfica no equilíbrio físico e mental depois dos 50
Além disso, aumenta os níveis de GABA (ácido gama-aminobutírico), uma substância química do cérebro associada à melhora do humor e à redução da ansiedade. Isso o torna uma ferramenta eficaz para melhorar o bem-estar emocional e neutralizar a pressão diária.
Reduzir o estresse por meio da prática de ioga também tem impacto direto no cérebro, especificamente ao reduzir a atividade do sistema límbico, área do cérebro responsável pelo gerenciamento das emoções.
Leia também: Tai chi chuan: exercício perfeito para o corpo e para o espírito