50emais
Esse é um resumo do que disse o escritor gaúcho Fabricio Carpinejar, perto de completar 50 anos, durante um evento sobre envelhecimento, em São Paulo, promovido pelo blog Ageless, publicado pelo Uol: a maturidade traz maior independência, maior liberdade em relação às outras pessoas. Esse, também a meu ver, é o grande ganho do passar dos anos, a gente se torna mais livre para ser quem realmente é. E já não mostra disposição para fazer o que não tem vontade.
Veja o que disse Fabrício Carpinejar:
Maurício Carpinejar destacou a paz e a tranquilidade que a maturidade traz à vida das pessoas. “Você não precisa mais de outras pessoas para ser feliz, pois a felicidade é artesanal, é fabricada em casa”, afirmou.
“Você antes jurava que amar era sofrimento. Amar era dar provas de amor. Amar era sacrifício. Amar era ceder. Amar era ficar invisível. Você até chegou a computar que o amor da sua vida foi aquele pelo qual você mais sofreu, mas não porque amor é paz, amor é tranquilidade, amor é confiança”, disse.
Para o escritor maturidade é recomeço. “Maturidade é ter poucos amigos, mas são aqueles amigos que estarão com você pelo resto da vida. Aliás, na maturidade a vida nunca será resto, a vida é recomeço.”
Veja também de Fabrício Carpinejar: Todo filho é pai da morte de seu pai
A arte de se adaptar a uma nova vida depois de uma separação