Maya Santana, 50emais
Os membros da Academia Brasileira de Letras não dão um pio sobre o assunto, mas, segundo a imprensa, cresce a onda em favor de dois candidatos muito queridos do público a uma cadeira na prestigiosa instituição: Fernanda Montenegro e Gilberto Gil. Nenhum dos dois se manifestou sobre a possibilidade vir a integrar o seleto clube de intelectuais da ABL.
Além dos dois, há vários outros candidatos. No caso de Fernanda Montegro, a caminho dos 92 anos, seria a coroação de uma carreira que já dura mais de sete décadas desta que “é considerada a mais completa e maior atriz da dramaturgia nacional.”
A nonagenária Fernanda Montenegro impressiona por continuar trabalhando com muita disposição, inclusive em anúncios publicitários, como o recente da Golden Cross, no qual ela aparece contracenando com a filha, Fernanda Torres(outra extraordinária atriz e escritora). É um exemplo fantástico de longevidade ativa.
Tem nada menos do que 75 anos de uma careira brilhante, que inclui 30 novelas ,40 filmes ,40 peças de teatro , cinco prêmios moliere de teatro , indicada ao Oscar, um emmy e uma centena de prêmios. Compunha com Eva Wilma, falecida recentemente, e Laura Cardoso o trio de atrizes mais premiado do Brasil.
Só para relembrar, Fernanda Montenegro, que foi casada durante 55 anos com o ator Fernando Torres, participou, no cinema, de “A falecida” ,”Eles não usam back tie”,”Central do Brasil ” “Tudo bem” ,”Olga”,” Casa de Areia”,”O que é isso companheiro” entre outros. No teatro, fez da comédia ao teatro clássico. E se destacou na TV, com novelas e mini-séries como “Brilhante” , “Guerra dos sexos” ,”Cambalacho” ,”Riacho doce” ,”Zazá” ,”O dono do mundo”,”Doce de mãe ” entre tantos outros.
Se dependesse de nós do 50emais, Fernanda Montenegro teria uma vaga garantida na Academia Brasileira de Letras. Nosso voto, sem dúvida, seria dela.
Veja o Globo Repórter sobre a vida da atriz:
https://youtu.be/XphXrCBhS0Y
Veja também: Laura Cardoso faz ensaio fotográfico aos 93, com todo o seu “carisma e alegria”
Aos 87 anos, morre em São Paulo a atriz Eva Wilma, vítima de um câncer de ovário