50emais
Depois de 14 anos fora das novelas, Mariana Ximenes, 43, está de volta à televisão, fazendo o papel da vigarista Ísis, em Mania de Você, que acabar de estrear na Globo, às 21h.
A atriz, que começa o dia invariavelmente às 6h da manhã, vive uma rotina de exercícios físicos e muita meditação.
“Achei que nunca ia conseguir. Já fui muito ansiosa, mas a maturidade, anos de análise e a meditação me deixaram mais calma. Eu respiro, sabe? Realmente aprendi a ficar mais centrada e a driblar a mente”, conta ela.
Mariana, recentemente, surgiu em público com o namorado, o empresário Thiago Cordeiro. E usou uma metáfora para falar de sua vida:
“Sou muito aterrada, mas gosto de mudar. E isso me faz pensar na borboleta: a larva entra no casulo, passa por um processo doloroso, rompe e sai linda. Nem sempre precisamos mudar sozinhos ou na dor”
Leia a entrevista que a atriz concedeu a Laís Rissato, de O Globo:
Todos os dias, Mariana Ximenes coloca o despertador para tocar às 6h. Desafiando seu espírito notívago, tenta, aos poucos, mudar o fuso e adaptar-se à rotina que começa com exercícios físicos em casa. Além disso, a atriz de 43 anos faz meditação guiada por até quatro horas ao dia.
“Achei que nunca ia conseguir. Já fui muito ansiosa, mas a maturidade, anos de análise e a meditação me deixaram mais calma. Eu respiro, sabe? Realmente aprendi a ficar mais centrada e a driblar a mente”, explica, durante entrevista por chamada de vídeo.
O fascínio pela neurociência, a física quântica e outros assuntos que reforçam a conexão entre ela e o mundo foi despertado após um curso de uma semana, em junho, em Tulum, no México, comandado pelo escritor e pesquisador americano Joe Dispenza. “Ele é um cara polêmico, porque acredita que a meditação é capaz de curar doenças. Mas as verdades não precisam ser absolutas. Eram duas mil pessoas juntas, em comunhão. Filtrei o que foi bom para mim”, conta.
A fase “zen” tem ajudado a atriz a equilibrar nuances duvidosas da vigarista Ísis, sua personagem na novela das 21h da TV Globo, “Mania de você”, que estreou esta semana. Marca também a volta ao horário nobre após 14 anos e a retomada da parceria de sucesso com o autor João Emanuel Carneiro. Em seus folhetins “Cobras & lagartos” (2006) e “A favorita” (2008), defendeu mocinhas. Agora, traz “sal e pimenta” para a nova vilã. “Ela sempre foi brilhante, com a energia na medida certa para as personagens.
A cada novela, uma surpresa. É muito prazeroso escrever para uma atriz como ela, versátil, talentosa e carismática”, ressalta João Emanuel. Mariana dá mais detalhes no quarto episódio do “#ELAPod”, podcast da Revista ELA que vai ao ar hoje pelo canal do jornal O GLOBO no YouTube e no Spotify. “Ísis faz tudo para conquistar o que quer, e vai se meter em muita enrascada”, garante.
Leia também: Novo programa de Astrid Fontenelle vai entrevistar mulheres mais velhas
Desde a sua primeira novela, “Fascinação”, exibida pelo SBT em 1998, a atriz paulistana já soma 26 anos de carreira e tem se adaptado à evolução das novas formas de contar histórias e se comunicar com o público, como o streaming e as redes sociais. No Instagram, soma quase cinco milhões de seguidores e é amiga de marcas como Gucci e Louis Vuitton. “Sou da geração que tinha de assistir a tudo no momento, senão, perdia o ineditismo. Acho bárbaro termos mais formas de falar com as pessoas. Nas redes, há um retorno imediato e um grande alcance do que estamos fazendo. É um novo tempo, mas existe algo inegociável: os sentimentos e o olho no olho. Isso não muda.”
Lembrada por papéis marcantes em folhetins e filmes como “Chocolate com pimenta” (2003), “América” (2005), “Passione” (2010), “Uma loucura de mulher” (2016) e “O grande circo místico” (2018), tem, há quase 20 anos, um método de trabalho particular ao lado da psicanalista e preparadora de atores Katia Achcar. Juntas, criam e escrevem a história pregressa do personagem em detalhes, entendendo seus gostos, o que come, como se comporta ou se veste. “Ninguém nasce pronto, a gente tem uma história antes de se tornar alguém. Na novela é a mesma coisa. É importante para o ator saber quem é aquela pessoa. Mariana é dedicadíssima e evolui a cada dia”, elogia Katia.
Mesmo sem descanso e tarde da noite, comenta a profissional, a atriz não deixa o compromisso de lado. “Como ela confia demais em mim e muitas vezes está cansada ou a quantidade de texto é grande demais, relaxa. E eu sacaneio dizendo ‘você está preguiçosa’”, diverte-se . “Somos não apenas parceiras de trabalho, mas amigas. Gosto dela profundamente.
Recentemente, surgiu em público com o namorado, o empresário Thiago Cordeiro, de 43 anos, e não se furtou a falar sobre o assunto. “Estamos conciliando a distância, porque passo a semana no Rio e ele mora em São Paulo. Mas é ótimo, leve. Sou uma pessoa romântica, que gosta de viver em par, me dedicar ao outro.” Em maio deste ano, após postar fotos e legendas carinhosas nas redes ao lado da atriz e amiga Gabriela Medvedovski, teve que desmentir boatos de namoro. “Não seria um problema namorar uma mulher. Gabi é uma gata , gente boa, por que não iria assumir?”, questiona. A atriz de 32 anos devolve os elogios.