Márcia Lage
50emais
Missão, visão e valores são a base da gestão estratégica. Uma empresa que deseja fixar-se no mercado e nele permanecer por longo tempo, carimbando sua marca no coração dos consumidores, tem que ter esses três pilares bem definidos.
Por que não fazemos o mesmo conosco? Quais são nossos valores, nossa visão e nossa missão neste mundo? Queremos permanecer no coração das pessoas, ter reconhecimento por nossa excelência ou nos conformarmos em ser uma bodega a mais na esquina, sem criar nada que nos distinga da concorrência?
Essa analogia me ocorreu ao conversar com uma pessoa deprimida, revoltada, perdida. Ela acabou de se aposentar e se esqueceu de traçar uma nova meta para a sua vida pós-aposentadoria. Investiu num casamento que fracassou e na criação de filhos que ganharam o mundo, cada qual com seu objetivo. Sente-se traída. Quer viver dos dividendos do muito que investiu na vida, como um investidor da bolsa de valores.
Assim como o mercado financeiro, ela não tem nenhum valor traçado. Aos 66 anos, age como uma adolescente egoista que faz chantagem e fica nervosa quando percebe que juntou pouco para viver de rendas. Entrou no modo vítima e espera por um milagre de contos de fadas, comportando-se, desde já, como uma parasita.
Assume, com orgulho, que não tem talento para empreender. Um empresário precisa de coragem para correr riscos, tomar atitudes arrojadas, gerar empregos e distribuir renda. Dá preguiça só de pensar. Se recebesse uma herança, ganhasse na loteria, talvez contratasse uma empresa investidora. Com um mínimo de esforço talvez ficasse milionária.
Para quê? Pergunto. O que você faria com sua riqueza? “Deixaria para os meus filhos”, respondeu. Ou seja: aumentaria a população de parasitas do planeta. Assim somos nós. Maus gerentes de nossas vidas, administrando-a açodadamente, sem visão de futuro; ou agindo como especuladores gananciosos subjugados pelo dinheiro, sempre a gastar mais do que temos.
Ando muito farta desses milionários exibicionistas e fúteis, por isso julguei importante, conversando com a senhora que se julga injustiçada, interpelá-la com os conceitos de gestão empresarial. Quais os valores fundamentais para ela? Aqueles que, mesmo em situações extremas, seriam inegociáveis?
Ela me chamou de antipática e disse que não tinha valor algum. Venderia a alma ao capeta para ser rica e poderosa. “Essa é a sua missão – observei. O valor seria o inegociável com o capeta. O que você jamais entregaria a ele, mesmo perdendo a garantia de riqueza e poder? Ela disse: “Meus filhos”.
Continuei, feito uma assessora empresarial: Então temos o valor, que é o amor maternal; a missão, que é ser rica e poderosa. Falta a visão. A longo prazo, como você deseja manter-se no mercado? Ela entendeu que tinha que revisar o valor. Os filhos já não dependem dela. E sua missão é vaga. Rica até quanto? Poderosa até que ponto? E com que finalidade? Não tinha isso claro.
Fizemos um exercício de imaginação. Suponhamos que seu valor, como pessoa, seja a liberdade e a honestidade, exemplifiquei. Sua missão, então, tem que partir daí. Algo como agir com honestidade em todos os campos de atuação, para que sua liberdade possa ser um bem inegociável.
Fez muchocho. Segui: e a visão? Trabalhar dura e ardentemente para que, como mãe, empresária, trabalhadora ou aposentada, possa difundir seus valores de liberdade e honestidade, garantindo que no seu círculo de convivência ninguém seja privado dos direitos de manifestação, locomoção, escolha, etc. Que esses direitos sejam exercidos de maneira honesta, sem prejuízo de ninguém e sem manipulações de qualquer espécie.
Ela pegou a bolsa para ir embora, mas a retive para concluir a analogia: A missão, a visão e os valores são conceitos estratégicos que servem para nortear todas as decisões de uma empresa. Desenvolver esses conceitos na organização é o mesmo que detectar a sua “personalidade” e agir de acordo com ela, expliquei.
Assim como numa empresa a definição de missão, visão e valores ajuda a alinhar todos os membros da equipe em torno de um conjunto comum de princípios e metas, também no meio social uma pessoa coerente com seus ideais e propósitos aglutina semelhantes, mantém amigos e promove o debate de ideias de forma harmoniosa e pacífica.
Nas familias, a clareza dos valores, da missão e da visão estratégica definem as expectativas de comportamento e ética dos membros e influenciam a forma como eles se relacionam em sociedade.
Ou seja: pessoas e empresas que não sabem a que vieram estão fadadas ao fracasso. E o fracasso de um(a) leva ao fracasso de todo o corpo organizacional ligado àquela pessoa/empresa. Por isso, é importante gerenciar a vida e nossos corpos como quem administra uma empresa, conclui.
Ela assentiu, louca para se livrar de mim.
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